Como tomar o anticoncepcional

Para tomar o anticoncepcional corretamente, a mulher deve verificar se está utilizando uma pílula de 21 ou de 28 dias, uma vez que o seu uso é semelhante, mas existem pequenas diferenças.

  • Como tomar o anticoncepcional

Para tomar o anticoncepcional corretamente, a mulher deve verificar se está utilizando uma pílula de 21 ou de 28 dias, uma vez que o seu uso é semelhante, mas existem pequenas diferenças.
 
Estas pílulas são utilizadas com uma pausa entre cada cartela, para permitir que a menstruação venha.
 
Já as pílula de 28 dias, como Minima, Gynera ou Gracial, devem ser tomadas todos os dias, sem pausas entre as cartelas.
 
Como tomar o anticoncepcional pela primeira vez
 
Para tomar o anticoncepcional pela primeira vez, a mulher deve ingerir o o 1º comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar 1 pílula, por dia, até o fim da cartela.
 
A mulher que utiliza um anticoncepcional com 21 comprimidos deve fazer uma pausa de 7 dias no final de cada cartela e iniciar a próxima apenas no 8º dia, mesmo que a menstruação tenha terminado mais cedo ou ainda não tenha acabado.
 
O período de pausa pode variar de acordo com a pílula, sendo que no caso da Yaz, por exemplo, o intervalo é de apenas 4 dias. Assim, a mulher deve ler as indicações da caixa ou seguir as indicações do ginecologista antes de tomar o anticoncepcional.
 
Que horas tomar o anticoncepcional?
 
A pílula anticoncepcional pode ser tomada a qualquer hora do dia, porém, é importante que ela seja tomada sempre na mesma hora para evitar esquecimentos.
 
Uma boa dica é tomar a pílula sempre pela manhã, pois assim, em caso de esquecimento, existe muito tempo do dia para lembrar de tomá-la.
 
O que fazer se esquecer de tomar o anticoncepcional
 
Quando a mulher se esquece de tomar o anticoncepcional, deve tomá-lo logo que lembrar, se este esquecimento for igual ou inferior a 12 horas.
 
Por exemplo: Se, normalmente, a pílula é ingerida às 8 horas da manhã, em caso de esquecimento, pode ser tomada até ás 8 horas da noite, sem correr o risco de engravidar.
 
Mas se o esquecimento for maior que 12 horas, deve-se ter atenção à quantidade de pílulas que ainda restam na cartela.
  • Se há 7 ou menos pílulas na cartela: tomar a pílula esquecida logo e continuar a tomar as outras no horário habitual.
  • Se há 8 ou mais pílulas na cartela: não tomar mais nenhuma pílula e esperar a descida da menstruação para iniciar uma nova cartela. É importante usar preservativo em todas as relações nos próximos dias para evitar a gravidez.
 
Uma boa dica para evitar o esquecimento da pílula é colocar o relógio ou o telefone celular para despertar todos os dias, sempre na mesma hora, e tomar a pílula antes de desligá-lo.
 
Fonte
http://www.tuasaude.com/como-tomar-o-anticoncepcional/

Comentários