Tipos de Diabetes

Existem diferentes tipos de diabetes, que são diferentes devido ao seus sintomas, complicações e tratamento. Assim, os tipos mais comuns são diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2, diabetes gestacional e diabetes insipidus.

  • Tipos de Diabetes

Existem diferentes tipos de diabetes, que são diferentes devido ao seus sintomas, complicações e tratamento.
 
Assim, os tipos mais comuns são diabetes mellitus tipo 1, diabetes mellitus tipo 2, diabetes gestacional e diabetes insipidus.
 
Os diferentes tipos de diabetes devem ser diagnosticados e tratados adequadamente por um médico endocrinologista.
 
Diabetes tipo 1
 
A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune, geralmente diagnosticada na infância ou na adolescência, causada pela falta de insulina que leva ao acúmulo de glicose no sangue.
 
A diabetes tipo 1 causa sintomas, como:
  • Vontade frequente para urinar;
  • Boca muita seca;
  • Perda de peso sem causa aparente.
 
Normalmente, o tratamento para a diabetes tipo 1 é feito com o uso diário de insulina e alimentação sem açúcar e com baixa quantidade de carboidratos.
 
Além disso, é importante que os pacientes mantenham a prática regular de exercício físico, sob orientação de um educador físico.
 
Diabetes tipo 2
 
A diabetes tipo 2 é um tipo de diabetes causada por fatores genéticos ou maus hábitos de vida, como consumo exagerado de açúcar, sedentarismo ou obesidade.
 
Geralmente, a diabetes tipo 2 pode incluir os seguintes sintomas:
  • Sensação constante de sede;
  • Muita fome;
  • Vontade de urinar frequente;
  • Dificuldade de cicatrização de feridas;
  • Visão turva.
 
O tratamento da diabetes tipo 2 é semelhante ao da diabetes tipo 1, mas depende do estado de saúde do indivíduo, não sendo sempre necessário o uso diário da insulina.
 
Na maior parte dos casos, o uso de remédios orais, a alimentação adequada e o exercício físico regular, podem levar ao controlo da doença.
 
Diabetes insipidus
 
A diabetes insipidus apresenta sintomas semelhantes à diabetes mellitus, mas não provoca alteração na quantidade de açúcar no sangue.
 
Isto acontece devido a alterações no sistema nervoso ou nos rins, que reduzem a produção de hormônio antidiurético, fazendo com que o paciente sinta muita vontade de beber água e urinar.
 
O tratamento para o diabetes insipidus consiste no uso de remédios com hormônio anti-diurético ou anti-inflamatórios. Além disso, o indivíduo deve fazer uma alimentação pobre em sal e utilizar suplementos para corrigir os distúrbios de cálcio e de potássio no organismo.
 
Diabetes gestacional
 
A diabetes gestacional surge durante a gravidez e pode ser diagnosticada num exame de glicose em jejum após as 22 semanas de gestação.
 
Os sintomas da diabetes gestacional são semelhantes aos da diabetes tipos 2 e o seu tratamento é feito com alimentação adequada e exercícios para o controle da diabetes, já que esta tende a desaparecer após o nascimento do bebê.
 
No entanto, quando a glicose sanguínea encontra-se muito elevada, o médico poderá indicar o uso de hipoglicemiantes orais ou até mesmo da insulina.
 
Fonte
http://www.tuasaude.com/tipos-de-diabetes/

Comentários