Tratamento para sinusite

O tratamento para a sinusite geralmente é medicamentoso, mas alguns remédios caseiros ajudam a reduzir os sintomas e incômodo da doença.

  • Tratamento para sinusite

O tratamento para a sinusite geralmente é medicamentoso, mas alguns remédios caseiros ajudam a reduzir os sintomas e incômodo da doença.
 
A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que causa coriza, congestionamento nasal, dor de cabeça, dor nos ossos da face e olhos avermelhados.
 
No tratamento da sinusite aguda bacteriana são usados, normalmente, antibióticos como a Amoxicilina. O uso deste antibiótico deve ser feito por um período de 10 a 14 dias e, caso os sintomas não diminuam após 3 a 5 dias, recomenda-se procurar o médico. 
 
Além de antibióticos, para facilitar a saída das secreções, pode-se usar nebulizadores com água filtrada, soro fisiológico, anti-histamínicos ou esteroides tópicos, se houver simultaneamente sinusite e rinite alérgica.
 
Para tratamento da sinusite infantil são utilizados antibióticos e anti-inflamatórios, porém o uso de soro fisiológico é bastante importante para aliviar os sintomas da sinusite nas crianças e bebês.
 
O tratamento da sinusite na gravidez é realizado com antibióticos classificados com risco B na gravidez e corticoides como a prednisona. O uso de descongestionantes nasais está também indicado para diminuir a dor e o desconforto na mulher.  
 
O tratamento deve ser indicado pelo otorrinolaringologista, o especialista indicado para acompanhar e tratar os pacientes com sinusite. 
 
Tratamento para sinusite crônica
 
O tratamento para a sinusite crônica deve ser realizado durante 3 ou 4 semanas e inclui o uso de antibióticos e medicamentos esteroides orais ou em spray nasal, bem como nebulizadores com água filtrada ou soro fisiológico para aliviar a congestão nasal. 
 
Nos casos em que os pacientes com sinusite crônica não melhoram com as medicações, a cirurgia está indicada para tentar resolver o problema. A cirurgia pode consistir na abertura dos buracos de drenagem dos seios da face, facilitando a drenagem do muco retido nos seios, ou na correção de desvio do septo do nariz, melhorando os sintomas da sinusite. 
 
Tratamento para sinusite alérgica
 
O tratamento para a sinusite alérgica consiste na toma de medicamentos antialérgicos, como anti-histamínicos, de forma a controlar os sintomas da reação alérgica. Devem se tomadas também medidas para evitar a exposição do paciente aos agentes que causam alergia. 
 
O uso de descongestionantes nasais e soro fisiológico estão também recomendados para o tratamento da sinusite alérgica, de modo a facilitar a drenagem das secreções acumuladas e aliviar os sintomas da sinusite. 
 
Tratamento natural para sinusite
 
Um ótimo tratamento natural para a sinusite são as inalações de vapor de plantas medicinais, como eucalipto ou cascas de laranja, pois elas possuem propriedades expectorantes.
 
O modo de preparo consiste em colocar 1 gota de óleo essencial de eucalipto ou a casca de 1 laranja numa panela, juntamente com 1 litro de água, e deixar ferver. Apague o fogo e inspire o vapor, quando este estiver amornado, para evitar lesões nas fossas nasais.
 
Tratamento caseiro para sinusite
 
Um ótimo tratamento caseiro para a sinusite é a lavagem nasal com água e sal. Basta colocar meia colher de sal de cozinha num copo de 250 ml de água morna e misturar bem. Pingue algumas gotas desta solução salina numa narina, até que ela chegue na garganta, e cuspa a seguir. Repita o mesmo procedimento na outra narina, quantas vezes forem necessárias por dia.
 
Fonte
http://www.tuasaude.com/tratamento-para-sinusite/

Comentários