Como perder peso com hábitos simples

Adote os costumes tipicamente masculinos e drible a vantagem biológica dos marmanjos

  • Como perder peso com hábitos simples

Você se sacrifica para perder aqueles últimos quilos, corta calorias até de onde não pode e, muitas vezes, mal vê o ponteiro da balança se mexer. Enquanto isso, seu amado (ou irmão, amigo...) queima todos os excessos do fim de semana em um dia na academia. A culpa dessa desigualdade é da testosterona, abundante no clube do bolinha. É ela a responsável pelo maior desenvolvimento muscular deles, que ocorre ainda na puberdade. “Como os músculos da ala masculina são maiores, há mais gasto energético para mantê-los trabalhando”, esclarece Maria Fernanda Barca, endocrinologista especialista pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (SP). Por isso, vencer as diferenças entre os organismos feminino e masculino na batalha no campo biológico, infelizmente, não é possível. Mas você pode, sim, compensá-las adotando hábitos deles na dieta e na academia. Veja a seguir como copiar os costumes masculinos que a farão emagrecer.
 
Consomem mais proteínas
 
Churrascos, aquele bife esplêndido no almoço e, em alguns casos, até ovos cozidos no café da manhã. Essa carga serve para sustentar a massa muscular abundante no gênero masculino. Já a nossa ala prefere carboidratos, um dos maiores culpados pela retenção de líquidos — cada grama do macronutriente “puxa” 3 g de água, que fica ali, estacionada no corpo.
 
Do seu jeito
 
Você não precisará comer tanta carne, como eles. Incluir chia e quinoa em sua alimentação ajudará a suprir a demanda diária do nutriente. E por que não preparar um churrasco de vez em quando (com carnes magras)? “Também é importante diminuir a quantidade de carboidratos consumida”, diz Gabriela Zugliani, nutricionista esportiva (RJ).
 
Não atacam doces
 
A vontade de devorá-los é mais constante na ala feminina por uma questão hormonal — e esse desejo aumenta na TPM, porque nesses dias estamos imersas em um caldo de progesterona. O hormônio dificulta a ação da insulina, que é levar açúcar às células e avisar ao cérebro que já estamos satisfeitas. A deficiência leva à fome e à necessidade de açúcar.
 
Do seu jeito
 
É preciso resistir a esses impulsos. Uma boa maneira é investir em alimentos ricos em cromo, como cereais integrais, brócolis e nozes, já que o mineral bota a insulina para trabalhar. Assim, em vez de ficar circulando pelo sangue, a glicose serve de fonte de energia, de maneira que o cérebro entende que você já está saciada, reduzindo o anseio.
 
Investem na suplementação
 
Esses auxiliares entram com a carga extra de proteínas que o organismo precisa para manter os músculos — que, vale lembrar, deixam o metabolismo deles mais acelerado.
 
Do seu jeito 
 
Aposte também nas opções que facilitam o ganho de massa magra. O whey protein, por exemplo, é proteína pura! Além dele, caseína, BCAA e creatina, cada um à sua maneira, dão a força necessária para aumentar os músculos e funcionar mais rápido do que nunca. Procure um especialista para ajudá-la na escolha.
 
Treinam pesado
 
Desde meninos são incentivados a praticar esportes que exigem força, como o judô, enquanto para nós foram incumbidas atividades graciosas e delicadas, como o balé. Por uma questão cultural, as mulheres acabaram se afastando dos exercícios intensos, porém, se o objetivo for emagrecer com eficácia, essa é a hora de deixar a barreira social para trás.
 
Do seu jeito 
 
Volte seu olhar para — mais uma vez — os músculos. Isso deixará o metabolismo ligeiro como o deles. Fique calma, pois usar de alguns artifícios para alcançar esse objetivo não a deixará com formas masculinas!
Exercícios que recrutam mais grupos musculares, como o supino e a barra livre, são supereficazes nessa tarefa. “Substituir as séries de todos os dias por esses indicados resulta em um maior gasto imediato de energia e uma resposta mais efetiva no que diz respeito aos efeitos da musculação”, garante Luiz Nobory, personal trainer da academia Bodytech (SP).
 
Preocupam-se menos com as calorias
 
Passar fome para emagrecer está fora de cogitação para eles. Tampouco vasculhar rótulos em busca do valor energético dos alimentos. O erro não está em procurar calorias, mas, sim, em levar apenas isso em consideração. “Na maioria das vezes, por precisarem de menos calorias que eles, as mulheres preferem apostar na baixa ingestão calórica, sem se preocupar com a qualidade do que é ingerido”, expõe Maria Fernanda Pio, nutricionista da Equipe MPIO (RJ).
 
Do seu jeito 
 
Que tal se atentar a fatores como a saciedade que o alimento garante e quantidade de nutrientes que ele oferece? Observe o café da manhã de ambos os gêneros: enquanto nós optamos pelo iogurte light zero açúcar, eles vão de batata-doce — que dá saciedade e energia para treinar graças ao baixo índice glicêmico e possui vitaminas A e C.
 
Fonte
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/como-perder-peso-com-habitos-simples/5496

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