Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

Conheça alguns alimentos que ajudam a reduzir as chances de desenvolver um câncer.

  • Alimentos que ajudam a prevenir o câncer

O câncer é uma doença que pode ser causada por muitos fatores, como idade, genética, emocional, hábitos de vida e alimentação saudável.
 
Segundo pesquisas, a alimentação pode possuir um papel importante no desenvolvimento da doença. Bons hábitos alimentares e estilo de vida saudável podem reduzir em até 40% a chance de ter câncer.
 
Alimentos orgânicos, sem adição de agrotóxicos, também cumprem um papel importante na prevenção.
 
"Um estudo mostrou que a ingestão de carne processada, por exemplo, foi associada ao câncer de bexiga. Um outro estudo mostrou, também, que dietas com baixo teor de gorduras saturadas e sacarose poderiam reduzir vários tipos de tumor", revela a nutricionista Maria Carolina Telo, da clínica Oncohemato.
 
Conheça os alimentos ricos em antioxidantes, que ajudam a prevenir o câncer:
 
Uva: Rica em resveratrol, um antioxidante que possui efeito antiinflamatório, quimiopreventivo e antiangiogênese. Inibe o crescimento de vários tipos de tumor.
 
Gengibre: O gingerol presente neste alimento, possui efeito protetor contra o câncer de mama e próstata.
 
Brócolis, couve e couve flor: São ricas em sulforanos e Indol 3-carbinol. O primeiro possui efeito antioxidante relevante na prevenção do câncer. Já o segundo, além do seu efeito antioxidante,  diminui a circulação de estrógeno na corrente sanguínea, impedindo o surgimento de tumores dependentes deste hormônio.
 
Açafrão da terra: Rico em curcumina que é o pigmento amarelo característico dessa especiaria. Possui efeito anticancerígeno, ele ajuda na prevenção de alguns tipos de tumores. É valido lembrar que a adição da pimenta preta junto ao açafrão potencializa o efeito antioxidante do mesmo.
 
Açaí: Rico em antocianinas, que faz parte do grupo dos flavanóides. Este alimento  reduz  o risco de alguns tumores de mama.
 
É importante destacar que, apesar desses alimentos ajudaram a evitar o desenvolvimento da doença, é preciso procurar um nutricionista e ter acompanhamento médico. “É importante pedir que os pacientes procurem seu nutricionista para verificar a viabilidade destes alimentos, bem como a suplementação de antioxidantes, junto ao tratamento quimioterápico, pois dependendo da droga que esteja sendo usada, estes podem acabar prejudicando o tratamento”, finaliza a nutricionista.
 
Fonte
http://corpoacorpo.uol.com.br/dieta/nutricao/alimentos-que-ajudam-a-prevenir-o-cancer/5479

Comentários