Influência da vitamina D em seu humor

A vitamina D é muito importante para nosso corpo, sabe-se que traz muitos benefícios a nossa saúde como, fortalece nossos ossos, dentes, ajuda estimular nosso sistema imunológico, auxilia prevenir abortos, colabora na força muscular.

  • Influência da vitamina D em seu humor

A vitamina D é muito importante para nosso corpo, sabe-se que traz muitos benefícios a nossa saúde como, fortalece nossos ossos, dentes, ajuda estimular nosso sistema imunológico, auxilia prevenir abortos, colabora na força muscular. Algumas pesquisas recentes ainda estão considerando a vitamina D muito importante para a prevenção de esclerose múltipla, doenças cardiovasculares, infecções bacterianas e ataques virais.
 
Mas além desses importantes benefícios pesquisas e mais pesquisas vem demonstrando que a vitamina D pode influenciar e muito em nosso humor. O endocrinologista Sonal Pathak, MD apresentou resultados de sua equipe em três mulheres com idades entre 42 e 66 anos. Todas haviam sido previamente diagnosticadas com transtorno depressivo maior - também conhecido como depressão clínica - e foram submetidas à terapia antidepressiva.
 
Durante um período de 8 a 12 semanas, as mulheres receberam terapia de reposição oral de vitamina D, que restaurou seus níveis de vitamina D ao normal (o intervalo após este tratamento ficou entre 32 e 38 ng/mL). Após o tratamento, todas as três mulheres relataram uma melhora significativa em sua depressão clínica, conforme o Inventário de Depressão de Beck - um questionário de 21 itens que avalia a severidade da tristeza e outros sintomas depressivos.
 
De acordo com relatórios publicados uma pontuação de 0 a 9 indica depressão mínima, enquanto que uma pontuação de 10 a 18 indica depressão leve, 19 a 29 depressão moderada e 30 a 63 grave.
 
O estudo de Pathak constatou que uma mulher abaixou sua pontuação de 32 antes da terapia de vitamina D para 12 - uma mudança de depressão grave para leve. A pontuação de outra mulher diminuiu de 26 para 8, significando que ela agora tinha sintomas de depressão mínima. A pontuação da terceira paciente melhorou de 21 para 16, após o tratamento, caindo também para o intervalo de leve.
 
Recentemente novos indícios da relação vitamina D e nosso humor foram apresentados. Foi divulgado, que Moscou teve 6 minutos de luz de sol em todo mês de dezembro, e por "coincidência" novembro e dezembro são tradicionalmente os meses com maior número de pacientes com problemas psicológicos, afirmou ao jornal local Moskovsky Komsomolets o psicólogo Sechenov Sivolap. "Nesses casos, é importante procurar um especialista e não ter medo de tomar antidepressivos."  No escuro, a produção do neurotransmissor serotonina, popularmente associado ao bem-estar e satisfação pessoal, tende a cair.
 
Apesar de ainda não haver conclusão definitivas através da pesquisa, e dos indícios, eles sem dúvidas apresentam uma necessidade de novas pesquisas e investigações da direta relação entre a vitamina D e nosso humor, pois existem vários indicativos de associação a maior exposição ao sol e melhora no humor, nos problemas depressivos, e consequentemente a falta de sol a problemas depressivos.

Comentários