Couve - O Superalimento
Couve um superalimento para sua saúde. Simples e democrática vem se tornando queridinha do mundo fitiness como ingrediente com grande poder de desintoxicação e limpeza do organismo.
Ingrediente indispensável da brasileiríssima feijoada e de algumas farofas, a couve, além de ser barata e fácil de encontrar em todo o país, você ainda pode até mesmo cultivar em sua casa em uma pequena hortinha ou vasinho. Simples e democrática vem se tornando queridinha do mundo fitiness como ingrediente com grande poder de desintoxicação e limpeza do organismo.
E quanto mais os especialistas estudam essa verdura, mais surgem vantagens. Chega a parecer uma bula de remédio: ela é anti-inflamatória e cicatrizante.
De onde vêm esses poderes? Dos glicosinolatos, fitoquímicos naturais que, por terem ação desintoxicante, estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico.
Denise, que é professora do curso de pós-graduação em Nutrição Clínica Funcional do Centro Valéria Paschoal, afirma que a couve é um alimento até mais adequado para os ossos que o leite de vaca. “Ela carrega cálcio e magnésio, que trabalham juntos para exercer diversas funções, como formar a massa óssea na proporção adequada", explica a especialista.
O leite de vaca tem nove vezes menos magnésio e três vezes mais cálcio do que a proporção necessária. Segundo Denise, isso faz com que o cálcio do leite tenha dificuldade de se fixar no nosso esqueleto. “Pior, ele rouba o magnésio existente no organismo. E, como a maior parte desse mineral fica concentrada dentro do osso, consumir mais cálcio do que magnésio aumenta o risco de perda de massa óssea. Daí para a osteoporose é um pulo”, diz a especialista.
A nutricionista Gisele Savioli em seu livro "escolhas e impactos", cita que a couve é fonte de proteínas, ômega 3, vitamina K e C, A, B6, B1, B2, acido fólico, manganês, cálcio, potássio, magnésio, triptofano e fibras alimentares. Gisele ainda cita que vegetais da família crucíferas, também conhecidas como brassicas, como a couve, contém substâncias que contribuem para reduzir o risco de vários tipos de câncer, especialmente os de pulmão, cólon, mama, ovário, próstata e rim. Os compostos presentes na couve, como fenólicos (grupo antioxidante), demonstram ter capacidade de diminuir proliferação de células cancerígenas em estudos experimentais feitos em laboratório.
Ingredientes
-
1 Folha grande de couve
-
1 maçã
-
500 ml água de coco
Modo de preparo
-
Bata tudo no liquidificador
-
Coe e sirva