Como saber quando o bebê vai nascer

Para saber exatamente quantas semanas de gravidez você está e quantos meses isso significa é necessário calcular a idade gestacional e para isso basta saber a Data da Última Menstruação (DUM).

  • Como saber quando o bebê vai nascer

Para saber exatamente quantas semanas de gravidez você está e quantos meses isso significa é necessário calcular a idade gestacional e para isso basta saber a Data da Última Menstruação (DUM) e contar em um calendário quantas semanas existem até à data atual.
 
O médico também pode informa sempre a idade gestacional corrigida que é a data sugerida na ultrassonografia realizada na consulta de pré natal para indicar com exatidão de quantas semanas está grávida e qual será a Data Provável do Parto. Mas, nós também calculamos isso para você, saber sempre quantos meses de gravidez está, quantas semanas de gestação isso significa e também em que dia ele provavelmente vai nascer.
 
E se eu não souber da data da última menstruação?
 
Quando a mulher não tem certeza qual foi o dia da última menstruação, a forma mais segura de saber com quantas semanas de gestação está e qual é a data provável do parto é através da ultrassonografia ou através da altura uterina, que é a que o médico normalmente calcula as semanas e meses de gravidez.  Para isso são considerados:
  • Quantidade de Beta HCG no sangue;
  • Altura uterina, após a 12ª semana de gestação e
  • Ultrassonografia solicitada pelo ginecologista.
 
Como calcular a idade gestacional em semanas
 
Para calcular a idade gestacional em semanas, deve-se anotar a data da última menstruação num calendário. A cada 7 dias, a partir desta data, o bebê terá mais uma semana de vida.
 
Por exemplo: Se o primeiro dia da última menstruação foi o dia 11 de Março, e o resultado do teste de gravidez for positivo, para saber a idade gestacional, deve-se começar a contar a gravidez a partir do 1º dia da última menstruação e não o dia em que houve a relação sexual.
 
Dessa forma, se dia 11 de março, que foi o DUM, foi uma terça feira, na segunda feira seguinte completa-se 7 dias e somando de 7 em 7, se hoje for dia 16 de Abril, quarta feira, o bebê está com 5 semanas e 2 dias de gestação, que são 2 meses de gravidez.
 
O cálculo se faz assim porque apesar da mulher ainda não estar grávida, é muito difícil de definir exatamente quando ocorreu fecundação, pois os espermatozoides podem sobreviver até 7 dias no corpo da mulher antes de fecundar o óvulo e iniciar realmente a gravidez.
 
Normalmente a gravidez dura 40 semanas, mas o bebê pode nascer entre as 39 e 41 semanas, sem problemas. No entanto, se o trabalho de parto não começar espontaneamente até completar as 41 semanas, o médico poderá optar por induzir o parto com ocitocina na veia.
 
Como calcular a data provável do nascimento do bebê
 
Para calcular a data provável do parto, que deverá ser por volta das 40 semanas depois da DUM, é necessário acrescentar 7 dias à DUM, depois contar 3 meses pra trás e depois colocar o ano seguinte.
 
Por exemplo: Se a DUM foi o dia 11 de Março de 2014 ao somar 7 dias, o resultado é 18 de Março de 2014, e a seguir diminui 3 meses o que significa 18 de Dezembro de 2013 e acrescenta mais 1 ano. Por isso neste caso a Data Prevista do Parto é 18 de Dezembro de 2014.
 
Este cálculo não dá a data exata do nascimento do bebê porque o bebê pode nascer entre as 37 e as 42 semanas de gestação, no entanto, a mãe já fica informada da época provável do nascimento do bebê.
 
Crescimento do bebê
 
Durante cada semana da gestação, o bebê cresce cerca de 1 a 2 cm e ganha aproximadamente 200 g, mas no terceiro trimestre é mais fácil notar esse crescimento rápido, pois o feto já está com os órgãos formados e o seu organismo passa a concentrar-se principalmente em acumular gordura e se preparar para o momento do nascimento.
 
Fonte: Drª. Sheila Sedicias, Ginecologista
https://www.tuasaude.com/calculo-da-idade-gestacional/

Comentários