Dicas para não ficar com sono durante o dia

Veja 11 dicas infalíveis que todos devem saber para não ficar com sono durante o dia.

  • Dicas para não ficar com sono durante o dia

Sono é coisa séria. Ele prejudica o rendimento no trabalho, tira a atenção dos estudos e é um perigo no trânsito. Por isso, não é nada aconselhável acumula-lo. Mas, ninguém está imune a uma noite mal dormida ou uma insônia de vez em quando. E o que fazer para não ficar com sono durante o dia?
 
A resposta não é simples e envolve algumas dicas e truques. Porém, vale lembrar que se você sente muito sono durante o dia mesmo tendo dormido de 6 a 8 horas, você deve procurar um médico.
 
É preciso identificar como anda o seu sistema biológico e o que fazer para combater esse cansaço excessivo. No mais, fique atento a essas ações.
 
Tome um banho gelado
 
Tomar um banho logo ao acordar vai fazer com que seu cérebro perceba que é hora de manter-se ligado.
 
Evite o banho quente que deixa o corpo ainda mais relaxado. A água fria é ótima para despertar o restante dos músculos e mandar uma mensagem clara para seu relógio biológico.
 
Café da manhã reforçado
 
Durante o café da manhã dê preferência aos alimentos naturais e ricos em vitaminas e sais minerais.
 
Não consuma carboidratos pesados que têm a digestão vagarosa e deixam o corpo mais lento, como pães brancos, massas ou doces.
 
As frutas secas e os oleaginosos, como castanhas, são aliados para dar mais energia ao corpo. Invista também em bebidas ricas em vitamina C, como laranja, limão, acerola e caju.
 
Pratique exercícios
 
Antes de sair para o trabalho, escola ou universidade, pratique exercício físico. Trinta minutos de uma caminhada, corrida ou musculação vão diminuir o seu sono durante o dia e lhe ajudarão a ter uma vida mais saudável, longe do sedentarismo.
 
Além disso, as substâncias produzidas durante as atividades físicas mantêm o seu cérebro em pleno funcionamento.
 
Tome energéticos
 
No meio da manhã, se o sono resolver atacar, contra-ataque: tome alguma bebida à base de cafeína. Isso vale para café, chá preto e chocolate.
 
Mas atenção: a cafeína também é responsável por acelerar os batimentos cardíacos e, em grandes quantidades, pode gerar problemas de saúde.
 
Ela age da seguinte forma: aciona o sistema nervoso, enquanto as glândulas liberam adrenalina. Por sua vez, o coração bate mais rápido e o sangue ganha mais glicose.
 
Almoço leve
 
Grande parte das pessoas fica com muito sono logo depois do almoço. Isso acontece, sobretudo, quando elas exageram nos alimentos pesados.
 
Para evitar a sonolência, coma refeições leves, com grande percentual de fibras e outros nutrientes indispensáveis para evitar o inchaço, retenção de líquido e acúmulo de gordura.
 
Saladas e sucos naturais são ótimas ferramentas para dar mais disposição.
 
Não fume, nem consuma bebida alcoólica
 
O tabagismo é uma das grandes causas da falta de equilíbrio no sono. Ele causa inúmeras doenças graves, entre elas o câncer do pulmão, e coloca em risco as suas boas noites de sono.
 
Já o álcool altera totalmente nosso ritmo e deixa o nosso organismo mais ativo quando deveríamos estar relaxados. Por isso, uma noite de bebedeira e fumo é garantia de um dia seguinte sonolento e improdutivo.
 
Faça ioga
 
Algumas terapias têm o poder de revitalizar a energia do corpo e regular o nosso sono, o que é essencial para evitar a fadiga durante o dia.
 
A ioga ensina exercícios de respiração e alongamento responsáveis por diminuir a ansiedade e o estresse.
 
Essas atividades funcionam como um estimulante para os nossos músculos e regulam o nosso metabolismo.
 
Capriche nos lanches
 
Não só as principais refeições devem conter alimentos energéticos.
 
Crie o hábito de incluir na sua dieta lanches saudáveis e cheios de estimulantes, como açaí, café, guaraná em pó, chá de gengibre e chocolate meio amargo.
 
Cuidado apenas com o número de calorias desses ingredientes que podem ir de encontro com o ganho de peso.
 
Perca peso
 
O excesso de gordura pode estar sugando a sua energia para se manter acordado durante o dia. Quando o seu metabolismo é lento, ele afeta todas as áreas, desde a digestiva até a cognitiva.
 
Portanto, fique atento: mantenha o peso compatível com sua altura, idade e sexo e desfrute de mais disposição na sua rotina.
 
Tire um cochilo
 
Não tem outra: se o seu sono estiver incontrolável, é melhor tirar um cochilo e acabar logo com a sonolência.
 
Para isso, aproveite o horário do almoço ou algum intervalo. Coloque o despertador para tocar e aproveite esse momento.
 
Alguns especialistas afirmam que o cochilo pode garantir mais criatividade nos afazeres.
 
Durma bem
 
É óbvio que a melhor forma para não ficar com sono durante o dia é dormir bem à noite.
 
Para conseguir sucesso nessa empreitada, livre-se do celular minutos antes de deitar e evite ações que lhe deixam mais agitado como ouvir música ou conversar ao telefone.
 
Prefira atividades mais relaxantes, como a leitura. Mantenha o ambiente do seu quarto silencioso e escuro.
 
É importante evitar refeições até 1 hora antes de deitar-se para facilitar a digestão.
 
Fonte:
https://www.beneficiosnaturais.com.br/como-nao-ficar-com-sono-durante-o-dia/

Comentários