Cardápio para Combater a Virose

A nutróloga Isolda Prado elaborou a sugestão de um plano alimentar para ser consumido no inverno. Foi formulado para melhorar o sistema imunológico sem fugir muito dos hábitos gerais da alimentação brasileira.

  • Cardápio para Combater a Virose

Café da Manhã
 
Pingado de café com leite desnatado
2 fatias de pão integral com 1 colher de sopa de requeijão lightMaçã (com casca)
O café, além de ser cultural em nossa alimentação, em pequenas quantidades, e pela manhã, é um estímulo central para iniciar o dia mais ativamente. Leite e requeijão são fontes de cálcio com baixo teor de gorduras (desnatados). Pão integral e maçã estimulam a saciedade, além de dar suporte à função e integridade intestinal (como barreira para bactérias nocivas).
 
Lanche da manhã
 
3 Castanhas 
Ricas em proteínas e ácidos graxos ômega-3, são antiinflamatórios naturais. É importante moderar a ingestão, pois são muito calóricas! 
 
Almoço
 
Salada de couve, agrião, tomate, alface e acelga
3 colheres de sopa de cenoura ao vapor (para temperar use limão e azeite de oliva, pouco sal).
Arroz
Feijão
Frango grelhado sem pele
Opcional: chocolate meio-amargo (uma barra pequena)
Os vegetais da salada são alimentos reguladores, fontes de carotenóides, como o licopeno (presente no tomate), um dos agentes mais eficazes na destruição de radicais livres. O arroz é fonte de energia, mas utilize, preferencialmente, sua versão integral. Já o feijão é uma leguminosa rica em ferro, fibras e vitaminas do complexo B. Fonte de proteína, o frango grelhado tem baixo teor de gordura saturada e colesterol. Chocolate amargo é fonte de ferro e substâncias antioxidantes (flavonóides e polifenóis). Por isso, ele reduz o LDL — colesterol ruim — e aumenta o HDL — o bom.
 
Lanche da Tarde
 
Vitamina de frutas: Leite desnatado, 5 morangos e aveia
Supre as necessidades de cálcio, vitamina C(morango) e fibras.
 
Jantar
 
Sopa de legumes e hortaliças com músculo  
Fio de azeite de oliva
Além de aquecer, os vegetais e a carne magra são fontes de ferro, vitamina B12 e zinco, micronutriente que interfere na função fagocitária e imunitária celular. Para realçar o sabor, nada como um fio de azeite: alimento funcional relacionado à diminuição do LDL .
 
Ceia
 
Iogurte com probióticos (lactobacilus ou bifidobacterium)
Estimula a barreira contra microorganismos invasores, melhora a imunidade intestinal e as respostas imunes orgânicas, diminuindo processos alérgicos (como a rinite, por exemplo).
 
Fonte:
http://revistavivasaude.uol.com.br/nutricao/cardapio-para-combater-a-virose/2485/

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